O conceito de edifícios inteligentes (smart building) é super amplo, mas gostaria de apresentar alguns casos voltados à sustentabilidade, eficiência energética, bem-estar dos ocupantes e atendimento às métricas de redução custos.

1. Uso de IoT para detecção de problemas em tempo real

Começando com o exemplo da construtora canadense PCL Construction que está usando as tecnologias Microsoft Azure e Azure IoT para captar dados de vários sensores e ter a sinalização em tempo real de todos os potenciais problemas de uma obra, ajudando-os a descobrir imediatamente onde atuar e ter informações imediatas sobre mudanças de temperatura, umidade, pressão e gastos com energia em todas as unidades de seus edifícios, trazendo benefícios como economia, agilidade e melhorando a colaboração com todo time.

Saiba mais sobre o caso da PCL Construction aqui > Microsoft Customer Story-PCL Construction uses IoT with Azure to revolutionize the construction industry

2. Concierge digital para satisfação dos Clientes

Já a RXR, empresa de real estate na cidade de Nova York, iniciou uma estratégia para transformar propriedades RXR em edifícios inteligentes através da criação do Digital Lab com foco em inovação, criando novos produtos e serviços digitais.

O objetivo da RXR não era simplesmente um novo produto, mas sim uma transformação completa do negócio e fornecer uma experiência mais focada em hospitalidade para os ocupantes – uma mistura de ofertas físicas e digitais.

O plano também contemplava aproveitar a IoT para monitorar sistemas mecânicos, de qualidade do ar e muito mais. Esses dispositivos alimentam uma plataforma baseada em nuvem onde os dados são analisados, alimentando dashboards em tempo real para locatários, proprietários e gestores.

Essa mesma plataforma também oferece suporte a serviços com notificações, notícias e ofertas de “concierge digital” para os ocupantes – como por exemplo, serviços de limpeza e entrega de alimentos e bebidas.

O Azure foi escolhido como base para a solução da RXR por causa de suas poderosas ofertas integradas em IoT, IA, nuvem e serviços inteligentes. A Microsoft trabalhou em estreita colaboração com a RXR, fornecendo experiência em conjunto com todo rico ecossistema de parceiros para ajudar a fazer tudo acontecer.

Caso da RXR neste link > RXR Realty reopens for business using Azure IoT and the intelligent edge to empower tenant safety

3. Smart Buildings em estruturas antigas: transformando o passado em eficiência

A tecnologia de smart buildings também pode beneficiar estruturas mais antigas, como foi o caso da National University of Singapore. A equipe queria renovar os prédios antigos da universidade e criar um campus inteligente com sistemas automatizados e conectados onde todos os sistemas de ar-condicionado, elevadores e de proteção contra incêndio se comunicassem entre si.

Graças a implantação das soluções de smart building, agora eles têm uma visão digital unificada de seus edifícios e sistemas e conseguem ver em tempo real, tudo o que acontece no campus, evitando possíveis problemas e criando experiências aprimoradas.

A capacidade de monitorar e gerenciar edifícios de uma maneira nova, exclusiva e de forma proativa, traz melhores resultados, colabora nas métricas de sustentabilidade e aumenta a proteção, segurança e experiência de todos os usuários.

Leia mais aqui > Johnson Controls and Microsoft join forces to create healthier, safer and more sustainable buildings

4. Parceiros Microsoft

Conheça alguns dos parceiros Microsoft especializados em soluções para Smart Buildings:

A lista completa de parceiros Microsoft, você encontra aqui.

5. Outros casos de sucesso relacionados à Smart Building